“ Não é razoável que tantos esforços sejam feitos para prolongar a vida humana, se não forem dadas condições adequadas para vivê-la”.

Missão do Blog : Atuar como local de divulgação das diversas atividades desenvolvidas pela coordenação de Saúde do Idoso do Município de Teófilo Otoni , assim como servir de canal para expandir o conhecimento gerontológico nesta cidade.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Serviço público de Saúde deve incluir diagnóstico precoce de Alzheimer

Os serviços públicos voltados à saúde mental devem incluir o diagnóstico precoce da doença de Alzheimer e a assistência integral às pessoas vítimas da enfermidade. Decisão com esse objetivo foi tomada nesta quarta-feira (4) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), ao aprovar substitutivo da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) a projeto do senador Eduardo Amorim (PSC-SE).
Originalmente, o autor previa incluir na Lei 8.080/90, que trata do Sistema Único de Saúde (SUS), a realização de campanhas para orientar a população sobre medidas de prevenção da doença. Vanessa Grazziotin entendeu, contudo, que apenas campanhas seriam insuficientes para o controle da doença. Ela considerou necessário alterar a Lei 10.216/01, para incluir, na política de saúde mental, “ações para o diagnóstico precoce da doença de Alzheimer e a assistência integral às pessoas acometidas por ela”.
O relator ad hoc Paulo Davim (PV-RN) concordou com a alteração feita por Vanessa Grazziotin. O texto será submetido a turno suplementar de votação na CAS.


Read more: http://coisadevelho.com.br/?p=8690#ixzz20q0jjQPZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário