“ Não é razoável que tantos esforços sejam feitos para prolongar a vida humana, se não forem dadas condições adequadas para vivê-la”.

Missão do Blog : Atuar como local de divulgação das diversas atividades desenvolvidas pela coordenação de Saúde do Idoso do Município de Teófilo Otoni , assim como servir de canal para expandir o conhecimento gerontológico nesta cidade.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Serviço público de Saúde deve incluir diagnóstico precoce de Alzheimer

Os serviços públicos voltados à saúde mental devem incluir o diagnóstico precoce da doença de Alzheimer e a assistência integral às pessoas vítimas da enfermidade. Decisão com esse objetivo foi tomada nesta quarta-feira (4) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), ao aprovar substitutivo da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) a projeto do senador Eduardo Amorim (PSC-SE).
Originalmente, o autor previa incluir na Lei 8.080/90, que trata do Sistema Único de Saúde (SUS), a realização de campanhas para orientar a população sobre medidas de prevenção da doença. Vanessa Grazziotin entendeu, contudo, que apenas campanhas seriam insuficientes para o controle da doença. Ela considerou necessário alterar a Lei 10.216/01, para incluir, na política de saúde mental, “ações para o diagnóstico precoce da doença de Alzheimer e a assistência integral às pessoas acometidas por ela”.
O relator ad hoc Paulo Davim (PV-RN) concordou com a alteração feita por Vanessa Grazziotin. O texto será submetido a turno suplementar de votação na CAS.


Read more: http://coisadevelho.com.br/?p=8690#ixzz20q0jjQPZ

Aposentados podem requerer próteses na Previdência Social

Pessoas que sofreram algum tipo de dano a saúde e não podem mais exercer a mesma atividade como profissão entram no sistema de Previdência Social pelo programa de Reabilitação Profissional e têm direito ao fornecimento de órteses e próteses, caso seja necessário. Isso não é nenhuma novidade.
O que pode abrir precedentes para milhões de beneficiários da Previdência Social é o caso do vigilante que foi aposentado por invalidez por ter perdido parte inferior da perna direita em um acidente de trabalho. O vigilante pediu susbstituição de prótese à Previdência Social que negou o pedido afirmando que como o segurado aposentado não possuía perspectiva de reabilitação e retorno ao trabalho não tinha direito à prótese fornecida pela Previdência.
O Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região julgou o pedido do vigilante como procedente e o INSS recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) que mais uma vez deu ganho de causa ao vigilante. De acordo com o advogado previdenciário Paulo Pelazzo, essa decisão é histórica pois o STJ entendeu os artigos 89 e 90 da Lei 8.213 como mais amplos. “Com a decisão, alguém aposentado por tempo de serviço que sofra um AVC e necessite de uma cadeira de rodas pode reinvindicar isso na previdência, por exemplo”, explica o advogado. O tribunal deu o direito a todos e não apenas àqueles que estivessem na reabilitação profissional.
De acordo com Perazzo, o serviço pode ser solicitado ligando para o 135. “Mas é possível que exista resistência na hora do registro pelas atendentes que ainda não sabem do precedente”. Nesse caso, a sugestão é que um escritório de advocacia seja acionado para tratar o caso.
Os dados divulgados pela Previdência Social são que, em 2012, 7203 pessoas conseguiram próteses e órteses pelo sistema de Reabilitação Profissional. No Nordeste, esse número foi de 1531 pessoas.


Read more: http://coisadevelho.com.br/?p=8719#ixzz20pzFTKG9

Barras de apoio no banheiro é lei em cidade mineira !!! Um exemplo para Teófilo Otoni seguir e copiar.


Todas as unidades habitacionais construídas em Juiz de Fora, Minas Gerais, a partir deste mês, deverão ser adaptadas com equipamentos de segurança para idosos. A norma 12.616, promulgada nesta semana, estabelece que as novas construções tenham barras de apoio, principalmente, na área do banho e perto do vaso sanitário. A determinação foi incorporada ao Artigo 22-A, Seção IV, da Lei 6.909.
Conforme os legisladores, o investimento é pequeno, já que as barras custam, em média, R$ 8 a unidade, e o resultado deve ser a redução na incidência de acidentes e mortes, inclusive, aliviando os serviços de saúde. A fiscalização da norma será realizada quando o proprietário solicitar o habite-se (permissão para ocupação) do imóvel na Prefeitura.
Dados da Sociedade Brasileira de Geriatria e da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia apontam que os acidentes domésticos envolvendo idosos configuram um problema de saúde pública. O geriatra e editor do Portal Cuidar de Idosos, Márcio Borges, explica que as quedas são a quinta causa de morte entre idosos e que o local mais perigoso para eles é a própria residência. “Cerca de 70% dos acidentes deste tipo ocorrem no período da noite, no caminho entre o quarto e o banheiro. Por isso, toda e qualquer adaptação contribui para que seja reduzida a estatística.”
O especialista acrescenta que entre 30% e 35% das pessoas com mais de 65 anos e 40% das que estão acima dos 70, já sofreram algum tipo de queda. Metade deste percentual teve ferimentos e, em cerca de 6% a 10%, a lesão foi grave, como fratura nas pernas, braços ou costelas. Os números mostram também que mulheres têm três vezes mais chance de sofrer fraturas que os homens. No caso das cirurgias, o risco de o paciente hospitalizado sofrer complicações é grande e, por isso, em pelo menos metade dos casos de operações de fêmur, o idoso acaba tendo algum tipo de imobilidade.
O integrante do Conselho Municipal de Direito do Idoso, José Anísio da Silva, o Pitico, acrescenta que informação é essencial. “Muitas pessoas desconhecem quais são as necessidades dos idosos no ambiente doméstico e não fazem idéia de que medidas simples podem diminuir significativamente os acidentes. Mudanças na arquitetura doméstica contribuem para oferecer autonomia ao idoso e para evitar que ele tenha que passar por tratamentos demorados e de difícil recuperação.”
Extraído de: http://www.tribunademinas.com.br/cidade/norma-para-aumentar-seguranca-de-idosos-1.1122336

Conselho municipal do Idoso de Teófilo Otoni

Atenção !! Reunião extraordinária do Conselho Municipal do Idoso dia 7 de agosto ás 15 horas no SESC.