“ Não é razoável que tantos esforços sejam feitos para prolongar a vida humana, se não forem dadas condições adequadas para vivê-la”.

Missão do Blog : Atuar como local de divulgação das diversas atividades desenvolvidas pela coordenação de Saúde do Idoso do Município de Teófilo Otoni , assim como servir de canal para expandir o conhecimento gerontológico nesta cidade.

domingo, 17 de junho de 2012

Prefeitura comemora Dia Mundial contra Violência a Pessoa Idosa

A Prefeitura de Teófilo Otoni, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Atenção Primária e Referência Técnica da Saúde do Idoso do município, realizou nesta sexta-feira (15), uma caminhada com início na Avenida Luís Boali até a Praça Tiradentes onde aconteceu uma grande concentração no Anfiteatro, com a participação de vários grupos da 3ª idade, que comemorou o “Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa – Rompendo o Silêncio”, comemorado neste dia 15 de junho.
O Dia contra a Violência ao Idoso foi instituído em 2006 pela Organização das Nações Unidas – ONU e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, com o objetivo de propor uma sensibilização mundial, social e política, acerca da existência da violência contra a pessoa idosa, e ao mesmo tempo, disseminar a ideia de não aceitá-la como algo normal.

Os idosos participaram de uma caminhada com início na Avenida Luis Boali destino a Praça Tiradentes

A prefeita Maria José prestigiou o evento e falou da importância da conscientização contra a violência à pessoa idosa. “Fico feliz em ver a quantidade de pessoas que participaram desta caminhada e chegaram neste evento para dizer não a violência contra o idoso. Graças a Deus que aos poucos as pessoas vão tomando consciência e cada vez mais assumindo a defesa daqueles que sofrem maus tratos” - ressaltou a prefeita.

A prefeita Maria José destacou que cada vez mais as pessoas estão tomando consciência e assumindo a defesa daqueles que sofrem maus tratos

A geriatra da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Flávia, destacou o quanto é importante a participação da sociedade nesta causa. “Este é o segundo ano que fazemos esta caminhada, no Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. É uma forma de alertar a sociedade: chega de violência contra os idosos. Faço parte do Conselho Municipal do Idoso e vejo quantas denúncias tem chegado contra estes, e principalmente a violência financeira. Nós da Coordenação Municipal de Saúde do Idoso, estamos muito preocupados com esta questão, continuaremos com está manifestação para que cada ano tenha mais adesão da sociedade” – destacou Ana Flavia.

A geriatra Ana Flávia salientou que a participação da sociedade nesta causa é de grande importância

Marly de Souza Rocha é fundadora do grupo Renascendo da Terceira Idade, e disse que os idosos não devem suportar violências e sim buscar a qualidade de vida por meio dos grupos. “Quando fundei o grupo da 3ª idade Renascendo achei muitas pessoas desanimadas, tristes que não praticavam exercícios e hoje temos novas expectativas o grupo é muito ativo com pessoas mais alegres”.
Os tipos de violência mais comuns praticados contra população idosa são: abuso físico, maus tratos físicos ou violência física, abuso psicológico, abuso sexual, abandono, negligência e abuso financeiro e econômico.

A concentração contou com a participação dos grupos da 3ª idade, dos PSF’s dos bairros: São Jacinto, Matinha, Bela Vista/Novo Horizonte, Grão Pará, Vila São João/Castro Pires, Manoel Pimenta, Altino Barbosa, Jardim das Acácias/Palmeiras, Vila Pedrosa/Indaiá, Cidade Alta, Vila Barreiros/Jardim São Paulo, Taquara, Funcionários e o Recanto do Frei Dimas e Legião da Boa Vontade – LBV.

Diversas apresentações foram realizadas no anfiteatro da Praça Tiradentes

A prefeitura agradece o apoio das parcerias para a realização deste evento: Conselho Municipal de Saúde, Polícia Militar, TO - TRAS, Conselho Municipal do Idoso, CREAS, CRAS, Unimed Três Vales, Audiotoni, Tiro de Guerra, SESC, SEST-SENAT, Superintendência Regional de Saúde, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri com a equipe do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Envelhecimento – Nepe, Sedese, Grupo de apoio aos Familiares de Idosos – GAFI-TO, ANCA , Copasa e Farmácia Indiana. (Redação: Hyane Schultz/Fotos: Sérgio Guimarães).

Fonte  : Site da Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário