Módulo I
- 09/05
1- Apresentação
do Curso (Dra. Ana Flávia)
a) Apresentação do plano do curso
b) Apresentação dos participantes (Educador físico) – 13:00 h
c) O papel da equipe multiprofissional na atenção ao idoso
d) Identificação das expectativas
e) Questionário para avaliar estresse
dos cuidadores
f) Estabelecimento das normas e
funcionamento do curso
2- O Envelhecimento Humano (Médica)
A) Mitos e verdades acerca do envelhecimento
B) Processo de envelhecimento biológico, alterações fisiológicas de todos
os sistemas:
-
cardiovascular;
-
músculo-esquelético;
- pele e
anexos;
-
respiratório;
-
endócrino;
-
imunológico;
-
genitourinário;
- gastrointestinal e sensorial.
Coffee break
3- Grandes
problemas de saúde nos idosos (Médica)
a) Medindo os sinais vitais do idoso
b) Reconhecer e interpretar o significado dos sinais e sintoma de alerta
do paciente idoso, em situações de emergência e urgência.
c) Interação medicamentosa
d) Primeiro Socorros
e) Retenção, incontinência e infecção
urinária.
f) Afecções pulmonares
g) Depressão
h) AVC
i) Doença de Parkinson
j) Hipoglicemia /Hiperglicemia
l) Crise Hipertensiva
Módulo II –
16/05
4- Aula quem é o
cuidador de idosos? (Assistente Social) – 13:00
A) Atribuições do cuidador de idosos
B) Quais os tipos de cuidadores
C) Perfil do cuidador no Brasil
D) Analisar todos os aspectos
legais e trabalhistas da profissão de cuidador de idosos nos dias atuais.
E) Maus Tratos: O papel do cuidador
5- O idoso com Demência (Médica) – 14:30
A)Demência de Alzheimer particularidades
B) Doença de Parkinson
Coffee break
6- Exercícios cognitivos para
idosos com Doença de Alzheimer e sequela de Acidente Vascular Encefálico.
(Terapeuta Ocupacional)
7- A Farmacologia e o idoso
(Farmacêutica) – 16:00
A) Automedicação
B) Armazenamento correto das
medicações
C) Iartrogenias
d) Interações medicamentosas
Módulo III 25/05
8-A Fisioterapia e o idoso
(Fisioterapeuta) – 13:00h
a) Transferência e posicionamento
b) Massagem e mobilização
c) Atividades e exercícios
terapêuticos
d) Importância da atividade
física
e) Dicas de atividades
físicas para fazer em casa
f) Prevenção de quedas
g) Vigilância e cuidados com o
ambiente para evitar quedas
h)
Colocando-se no lugar do idoso: vivências para sensibilização do cuidado
Coffee break
9- Cuidados de higiene e conforto
(Enfermeira) – Martha (15:30)
a) Como lidar com a pele, mucosas, glândulas sudoríparas, pelos e unhas
dos idosos.
b) Higiene oral e corporal
c) Cuidados com a aparência e
vestuário
d) Como prevenir úlceras de decúbito
e) Estimulando a independência no
autocuidado
10- A Promoção da saúde do
cuidador (Enfermeiro) - 16:30
a) Identificando o estresse
b) O autocuidado do cuidador
Módulo IV – 30/05
11- A Construção da relação de
ajuda (Psicólogo) – 13:00
a) Comunicação e relação de ajuda
b) Autonomia e independência na relação de ajuda
c) Aprimorando a relação com a família do idoso
d) Estratégia para comunicação com o idoso com perdas sensoriais e
dificuldades de comunicação.
12- Lidando com perdas (Psicólogo)
a) Assistência ao idoso
terminal
b) Cuidados Paliativos
13- Necessidades Nutricionais
(Nutricionista) 14:00
a) Padrão ideal de dieta para idoso
b) Dietas especiais (Paciente desnutrido, Paciente com gastrostomia)
c) Adaptação com a alimentação e deglutição
d) Cuidados na alimentação por sonda
e) Dieta Interal
f) Manutenção e conservação das dietas especiais
14- A Saúde Bucal do idoso (Dentista) 15:00
a) Cuidados básicos de higiene bucal
b) cuidados com próteses dentárias
c) O que fazer quando detectar lesão bucal?
15- Técnicas de relaxamento e de
alívio de estresse do cuidador e ergonomia (Educador Físico) 16:00
Coffee break
16- Enceramento
A) Entrega dos certificados
B) Avaliação final do curso
* Atenção : A programação poderá sofrer modificações.
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