“ Não é razoável que tantos esforços sejam feitos para prolongar a vida humana, se não forem dadas condições adequadas para vivê-la”.

Missão do Blog : Atuar como local de divulgação das diversas atividades desenvolvidas pela coordenação de Saúde do Idoso do Município de Teófilo Otoni , assim como servir de canal para expandir o conhecimento gerontológico nesta cidade.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Números impressionantes sobre Alzheimer!




Vou destacar algumas estatísticas sobre o impacto da doença de Alzheimer no mundo, mas o que me chama mais atenção, além desses números impressionantes, é a acanhada atuação dos setores de saúde do Brasil, que pouco ou nada fazem para minimizar o impacto extremamente negativo que as demências impactam em nossos idosos e em nossas famílias, também afetadas por tão devastadora doença!


Nós, brasileiros, não temos ainda a cultura de contar, catalogar e colocar em números as nossas realidades, principalmente, de saúde. As estatísticas que temos ainda são falhas e duvidosas, principalmente quando se fala em doenças degenerativas, de alto impacto familiar , como a doença de Alzheimer.


Os números americanos são impressionantes e vamos enumerá-los agora:


ESTADOS UNIDOS:


§ 5 milhões de pessoas com Alzheimer


§ Metade de idosos com mais de 85 anos já apresentam algum grau de demência


§ Após 65 anos, 7 a 10% dos idosos americanos já tem algum grau de deficit cognitivo mais evidente, que deverá ser investigado mais seriamente


§ Os idosos com Alzheimer, quando internam, ficam 3 vezes mais tempo internados, que o os pacientes sem Alzheimer


§ Os idosos com Alzheimer apresentam 3 vezes mais internações hospitalares que outros doentes


§ Quando os idosos com Alzheimer internam, gastam 21 vezes (VINTE E UMA) mais custos hospitalares que a população em geral


§ 63% dos idosos com câncer têm Alzheimer, 60% dos idosos com cardiopatias têm Alzheimer, 53% dos idosos com problemas urológicos já têm algum grau de demência e 52% de idosos com problemas de visão também já têm algum grau de demência


§ Em todo o mundo, mais de 30 milhões de idosos com Alzheimer!


§ ACREDITA-SE QUE NO BRASIL TENHAMOS 1,5 MILHÃO DE IDOSOS COM ALZHEIMER.


Não só pela doença de Alzheimer, mas pela crescente população idosa no Brasil, que já conta com 21 milhões de idosos, segundo o IBGE, os nossos serviços de saúde encontram-se sobrecarregados e pouco capacitados para atender a demanda de pessoas mais idosas. Abaixo, mais alguns números que impressionam:


§ 63% das consultas ambulatoriais são para pessoas idosas


§ 48% dos internamentos hospitalares são de idosos


§ metade das vagas de UTI são preenchidas por idosos


§ 80% das consultas domiciliares e atendimentos de home care são para idosos!


É urgente, é premente, é muito importante que a sociedade brasileira acorde para essa gritante realidade: NÃO ESTAMOS PREPARADOS PARA CUIDAR DE NOSSOS IDOSOS, PRINCIPALMENTE OS NOSSOS IDOSOS COM ALZHEIMER!


Nossas famílias que cuidam de seus idosos com Alzheimer estão se virando sozinhas, sem qualquer tipo de auxílio da comunidade ou do Estado Brasileiro. Nossas famílias e nossos idosos com Alzheimer pedem socorro! Temos pouquíssimos profissionais médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, bacharéis em gerontologia, assistentes sociais, dentistas, educadores físicos, nutricionistas, psicólogos e cuidadores, dentre outros, CAPACITADOS para fazer frente a tão grande demanda!


Se hoje, com “apenas” 21 milhões de idosos no Brasil, a situação já é caótica, o que será daqui há 15-20 anos, quando teremos 35 milhões de idosos? Quem vai cuidar de mim, de você, de todos nós, quando a nossa velhice também chegar?
Fonte : www.cuidardeidosos.com.br

Perigos ocultos da obesidade
Science - É comum ter o conhecimento de que a obesidade coloca as pessoas em risco para doenças cardíacas, diabetes e acidentes vasculares cerebrais, mas o excesso de peso (definido como um aumento de pelo menos 20% do peso corporal considerado normal) pode danificar a saúde de um modo que pode surpreender. Estimativas mostram que os Estados Unidos terão mais 65 milhões de obesos em 2030, em relação aos obesos de hoje em dia. Este fato leva a 6 milhões ou mais casos de doenças cardíacas, derrame e outros oito milhões de casos de diabetes tipo 2. Muitos médicos já começaram a ver famílias em que os avôs são mais saudáveis e vivem por mais tempo do que seus filhos e netos.
A epidemia de obesidade aumenta os custos com a saúde da população. As pesquisas já confirmaram que o excesso de peso pode influenciar o bem estar mental (exacerbando tanto a depressão, quanto a doença de Alzheimer), a saúde reprodutiva, a vida sexual e a qualidade de vida – especialmente à medida que envelhecemos. Cientistas acreditam que 25% de vários tipos de câncer – incluindo câncer de cólon, rim e esôfago – são desencadeados pelo aumento da obesidade e da inatividade física.
Uma das consequências da obesidade é a formação de gordura visceral, a qual circunda os órgãos internamente e é mais prejudicial à saúde do que a gordura subcutânea, a qual fica abaixo da pele. Por exemplo, a gordura visceral que fica próxima aos pulmões pode limitar a respiração por pressionar o diafragma. Em 2005, estudo com 450 indivíduos mostrou que adultos obesos são 2,5 vezes mais propensos a apresentar azia/má digestão do que aqueles de peso normal. Uma das hipóteses é que a gordura visceral empurra o estômago em direção ao tórax, causando esta sensação.
O excesso de gordura sobrecarrega os joelhos, causando dor na articulação. Estudos sugeriram que a obesidade pode ser uma importante causa de depressão, possivelmente por uma combinação de fatores fisiológicos e estigmas sociais. Substâncias químicas inflamatórias liberadas pelas células de gordura podem danificar raízes nervosas no pênis e atacar vasos sanguíneos no clitóris dificultando o orgasmo.

Conteúdo do Portal da SOCESP (23/02/2012) [3727]

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Primeira Reunião do Conselho Municipal do Idoso 2012

No dia 13/02/12 ocorreu na Casa dos conselhos a primeira reunião do Conselho Municipal do Idoso de Teófilo Otoni com as seguintes pautas :

1-Registro do Conselho Junto ao estado
2-Registro do CMI
3-Visitas Técnicas do conselho
4-Informes de dados epidemiológicos da Secretaria de Saúde ( Referência do Idoso )




segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Ressaca de Carnaval da Terceira Idade 2012

Atenção !!! Contamos com a Presença de todos .

Dia 08/03/2012
Local : Clube do América
Horário : 8:30 hs

Programação de Reuniões do Conselho Municipal do Idoso de Teófilo Otoni 2012



Fevereiro 13/02/12 - 15 horas

Março 05/0312 - 15 horas ( Reunião extraordinária )
           19/03/12 - 15 horas

Abril 16/04/12 - 15 horas

Maio 21/05/12 - 15 horas

Junho 18/06/12 - 15 horas

Julho 16/07/12 - 15 horas
    
Agosto 20/08/12 - 15 horas

Setembro 17/09/12 - 15 horas

outubro 15/10/12 - 15 horas

Novembro 19/11/12 - 15 horas

Dezembro 10/12/12- 15 horas

Local: Rua Mario Campos , número 107 - Centro - Teófilo Otoni -MG ( Casa dos Conselhos )

(33) 35295864

e mail : casa_dos_ conselhos@hotmail.com

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012


                                      Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni
                                     Secretaria de Saúde
                           Referência Técnica de Saúde do Idoso

O carnaval é uma festa que se originou na Grécia e foi gradativamente adotada pela população brasileira, o que tornou o carnaval uma das maiores comemorações da país. As famosas marchinhas carnavalescas foram acrescentadas, assim a festa cresce em quantidade de participantes, qualidade e com grande participação do público acima de 60 anos.
Pensando nisso a secretaria de Saúde de Teófilo Otoni através da coordenação de saúde do idoso convida á todos Idosos e pessoas envolvidas com as questões do Idoso para o baile Pré Carnavalesco da Terceira Idade que será realizado no dia 16/02/2012 ás 17:30 horas, no SIND - UTE ( em frente a secretaria municipal de saúde de Teófilo Otoni ).
Contamos com a presença de todos!